mga-universal.

Cuidador

CUIDADOR

Irá zelar pelo bem estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, cultura e lazer da pessoa assistida.

É a pessoa, membro da família ou não, que será capacitada pela equipe multiprofissional para auxiliar nos cuidados do paciente.

A função do Cuidador é acompanhar e auxiliar a pessoa a se cuidar, fazendo somente as tarefas que ela não consiga fazer sozinha.

O cuidador esta capacitado para auxiliar o idoso que apresenta ou não limitações nas atividades da vida cotidiana e está apto a lidar com idosos independentes ou dependentes, acamados ou não, inclusive em estado de clinica, domicilio e instituição de longa permanência, bem como a relaciona-se com os seus familiares.

SEGURANÇA

Usar camas apropriadas (conforme necessidade da equipe multiprofissional). Realizar algumas mudanças nos ambientes do domicilio, retirando objetos que possam atrapalhar ou que coloquem em risco os movimentos do paciente.

Atentar para os calçados do paciente que deverão ser seguros e confortáveis.

ALIMENTAÇÃO

Servir os alimentos cortados em pequenos pedaços, para que o paciente não engasgue. Os alimentos líquidos deverão ser mais consistentes.

Ter cuidado com a temperatura dos alimentos, não servir nada muito quente e nem muito gelado. Não interromper a alimentação do paciente com outras atividades.